Unicesumar
Opções Lingerie
JNF produções
Eleições 2020

Três coligações de Barras PI confirmaram que farão convenções no último dia (16/09)

As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas desde a última segunda-feira (31).

05/09/2020 21h10
Por: Direto da Redação Geral
Fonte: Longah.com
Reprodução
Reprodução

As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas desde a última segunda-feira (31).

O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Pré-candidatos a prefeito Edilson Capote e Cynara Lages já decidiram que farão a convenção presencialmente

No município de Barras, a maioria das coligações farão no último dia, o dia 16, uma quarta-feira. O pré-candidato a prefeito Edilson Capote (PSD), que tem como vice Cynara Lages, fará dia 16. “Apesar de já termos a chapa bem definida há muito tempo, vamos fazer dia 16 para termos tempo de organizar tudo, já que faremos presencialmente”, diz Edilson Capote.

Quando fala que fará presencialmente, o pré-candidato Edilson Capote se refere à possibilidade prevista para essas eleições 2020 da convenção partidária e registro das candidaturas poderem ser feitas de forma online, como forma de atender às recomendações sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral.

Capote prefere fazer presencialmente e a preferência dele está amparada pelas novas deliberações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) relacionadas ao regramento necessário para a realização de reuniões de cunho político-partidário, com vistas às eleições municipais. O posicionamento do COE é pelo limite de até cem pessoas neste tipo de encontro, mesmo número admitido em eventos culturais e sociais de pequeno porte.

O vereador Vinício Marques, que também é pré-candidato a prefeito, também fará convenção dia 16, mas virtual, segundo informações da coordenação da campanha ao longah. O atual prefeito Carlos Monte também já se manifestou publicamente sobre a data da convenção. Será também dia 16. Vinício Marques e Carlos Monte ainda não anunciaram quem será o candidato a vice-prefeito em suas chapas.

A reportagem do longah perguntou a data da convenção da coligação do ex-prefeito Manim Rego, mas ainda não obteve resposta. Ele terá como vice a vereadora Emília Costa. Os pré-candidatos Lucas Mateus e Rogério Moraes, bem como Valdy Portela e Liudgero não se manifestaram sobre a data, mas é muito provável que também aguardem para o dia 16.

O que é convenção partidária?

Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Barras - PI
Atualizado às 23h49
26°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 25°
27°

Sensação

13 km/h

Vento

62.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
Escritório Valmir Contábil
Anúncio
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
JD máquinas
Mais lidas
Anúncio
Anúncio