Bolo caseiros
Unicesumar
Eleições 2020

No Piauí, mais de 2,4 milhões estão aptos a votar neste domingo

Ao todo, 2.456.056 eleitores estão aptos a votar no Estado, sendo que mais de 960 candidatos a prefeito e 9,2 mil a vereador disputam o pleito de 2020.

14/11/2020 09h32Atualizado há 1 semana
Por: Direto da Redação Geral
Fonte: Meio Norte
reprodução
reprodução

No domingo, 15 de novembro, o futuro da administração de 224 municípios piauienses será definido. Ao todo, 2.456.056 eleitores estão aptos a votar no Estado, sendo que mais de 960 candidatos a prefeito e 9,2 mil a vereador disputam o pleito de 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus, nesta eleição, uma série de cuidados devem ser observados, por exemplo, se nos últimos 14 dias o eleitor testou positivo para o novo coronavírus ou teve contato com alguém que apresentou Covid-19 ou sinais da doença, deve ficar em casa, pois está no período de quarentena.

Neste sentido, o TRE orienta que mesmo não votando no primeiro turno, se estiver melhor, o eleitor pode votar no segundo turno de forma segura, tendo uma nova chance de ajudar a decidir o destino de sua cidade. Caso precise faltar, o eleitor terá de justificar a ausência até 60 dias depois da data da eleição. Para evitar aglomerações, que podem aumentar a disseminação da Covid-19, a Justiça Eleitoral orienta que, preferencialmente, a justificativa seja feita por meio da internet, no Portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

Vale lembrar que o eleitor ausente deve apresentar uma justificativa para cada dia de votação em que não compareceu. Somente pode emitir o e-Título e utilizá-lo para justificativa eleitoral quem está em situação regular na Justiça Eleitoral. Quem estiver com o título suspenso ou cancelado pode fazer a justificativa por outros meios, como as mesas receptoras de justificativa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.